10 de agosto de 2014

Estilhaça-me -Tahereh Mafi


Hoje eu vou falar sobre uma distopia que fez minha cabeça girar! Estilhaça-me foi a minha melhor leitura desses últimos meses, aquele livro que você quando termina de ler quer gritar ao mundo para que também leia. É alucinante!

 Sinopse
“Juliette não toca alguém a exatamente 264 dias. A última vez que ela o fez, que foi por acidente, foi presa por assassinato. Ninguém sabe por que o toque de Juliette é fatal. Enquanto ela não fere ninguém, ninguém realmente se importa. O mundo está ocupado demais se desmoronando para se importar com uma menina de 17 anos de idade. Doenças estão acabando com a população, a comida é difícil de encontrar, os pássaros não voam mais, e as nuvens são da cor errada. O Restabelecimento disse que seu caminho era a única maneira de consertar as coisas, então eles jogaram Juliette em uma célula. Agora muitas pessoas estão mortas, os sobreviventes estão sussurrando guerra – e o Restabelecimento mudou sua mente. Talvez Juliette é mais do que uma alma torturada de pelúcia em um corpo venenoso. Talvez ela seja exatamente o que precisamos agora. Juliette tem que fazer uma escolha: ser uma arma. Ou ser um guerreiro.”

A primeira coisa que eu soube sobre a trilogia, é que a personagem principal, Juliette, foi inspirada na vampira do X-men. Foi o bastante pra me fazer ler. Rs




O livro começa com a Juliette presa há 9 meses, praticamente numa solitária, sem falar com ninguém. Então, a garota começa o livro num estado crítico de confusão mental, e o que eu achei muito interessante é que a escrita acompanha a confusão na cabeça dela, já que é ela narrando a história e com o tempo vai ficando mais clara, quando ela consegue sair dessa.

A história, como toda distopia, é uma crítica a sociedade. Dessa vez não é um cenário pós guerra, o mundo tá destruído por causa do uso desenfreado de recursos naturais e o restabelecimento (que parece um tipo de ditadura), entra no poder. Ela tem muita ação, muito romance, mas não um romance meloso. Eu acho que é um livro muito bem escrito, equilibrado, com tudo na medida certa.

E o final do livro é tipo =O =O =O (Carinha de choque) Dá muiiiita vontade de começar a ler o segundo IMEDIATAMENTE!

Segue aqui o booktrailer, que eu achei bem legal e bem no clima do livro.



Ps usual sobre a capa: Só eu achei a americana bem mais bonita?

Em breve eu voltarei pra falar sobre o segundo livro, destrua-me. Tenho certeza que bastante em breve, porque eu não vou me aguentar.. rs







Um comentário:

  1. Apesar de ser uma série famosa nunca fui atrás de saber do que se tratava. Fiquei dividida, ao mesmo tempo em que me pareceu interessante não sei se quero ler. Beijão.

    http://codinomelizz.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir